Música no UNASP e a Síndrome da Disney



Uma amiga minha me ensinou o termo Síndrome da Disney.
Adotei.
A Síndrome da Disney designa um distúrbio que possui vários sintomas: o paciente não consegue parar de cantar, e geralmente começa cantar involuntariamente. Em alguns casos a pessoa sempre tem para cantar uma música com a última palavra ou a palavra-chave dita na frase de uma conversa. Alguns chegam ao extremo de compor as próprias músicas.
O nome da síndrome faz referência aos famosos musicais da Disney - animações ou live action - onde personagens cantam durante toda a produção nas situações mais improváveis, como quando vão discutir a relação (???).
Eu sofro disso. Desde que me lembro.

Brincadeiras a parte, eu sou assim mesmo! E estudar no UNASP não ajuda muito.
Claro que não é como se eu estivesse vivendo num Glee ou Pitch Perfect da vida. Mas volta e meia parece até ficção. Queria ter estado por aqui quando o coral Academia da Voz fez aquele flashmob ungido no último café da manhã de 2013 (Sério, assiste isso aqui).
Mas não fui decepcionado!
Entenda. O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é o maior internato do mundo.
Possui ensino fundamental, médio e superior.
Possui uma graduação de Licenciatura em Música e uma Escola de Artes com aulas de canto e diversos instrumentos, cujos professores estão entre os maiores e melhores compositores da música cristã no Brasil. Além de possuir uma estrutura que possibilita inúmeros programas musicais incríveis.

Aqui tem alguns corais oficiais: o Coral UNASP, dirigido por Jader D. Santos, o Coral Universitário dirigido por Clênio Abreu, ambos compostos pelos universitários de diversos cursos do UNASP, tem também o Coral Jovem, dirigido por Pedro Valença e é composto pelos estudantes do Ensino Médio, o Officina Vocallis, dirigido pelo professor-doutor Jetro Meira de Oliveira e que tem um repertório e estilo voltado para o erudito, o Coral de Angolanos, composto pelos muitos estudantes que vem de Angola para estudar aqui, o Academia da Voz, dirigido pelo Lineu Soares e voltado para apresentações artísticas que exploram diversos estilos e camadas musicais... E nem citei os corais do curso de música, o Coral de Sinos, o grupo Novo Tom, o grupo Vocal Livre, o grupo masculino 7MUS e diversos outros grupos musicais, além da Orquestra do UNASP, a Banda, e outros projetos. É muuuito legal poder ver toda essa galera (e mais outros grupos) cantarem e tocarem, a música aqui é sempre de qualidade e isso é incrível pra alguém que ama tanto música quanto eu.

Coral UNASP na última apresentação do semestre (eu ali na segunda fileira rs)
Eu canto nos corais UNASP e Officina Vocallis, que me proporcionaram neste semestre crescimento musical, envolvimento e amizades! Infelizmente não consegui ir na viagem que o Coral UNASP fez para o Sul. Mas amei estar com os dois corais, que me proporcionaram cantar músicas lindas, cantar com banda e orquestra ao vivo (coisa que sempre quis fazer), dentre outras coisas.

Do dia que cantei com a orquestra *-*
Só nesses cinco meses que passei aqui, assisti o Novo Tom cantar várias vezes (o que é sempre bom), assisti Arautos do Rei, os cinco anos do Vocal Livre (que está entre os meus grupos preferidos da VIDA), a gravação do DVD Adoradores vol. 2 da Novo Tempo - que vai estar fantástico e eleva as produções do gênero a outro nível, o lançamento do incrível DVD da Laura Morena, uma vigília lindíssima que teve a Rafaela Pinho, o Jefferson Pillar e o Marquinhos Maraial (que cara fantástico! Divertidíssimo e com um testemunho muito forte).
Pra fechar com chave de ouro, neste domingo, depois da festa, pude assistir um musical FANTÁSTICO do Academia da Voz cantando músicas de um dos meus compositores favoritos de todos os tempos, no caso o João Alexandre! Eles arrebentaram.

Arautos do Rei

Claro, eu não consegui assistir todos os eventos.
Teve recital da Rafaela Pinho, teve lançamento do CD da Joyce Carnassale (mas pude vê-la cantar uma música LINDA no culto) e teve o Show de Talentos do primeiro semestre que não consegui assistir por estar envolvidos com outras coisas.
Para o próximo semestre vamos ter uma reexibição do "Herói da Fé", um musical sobre o apóstolo Paulo e também vamos ter o Clássicos 2015, que este ano homenageará a cantora (e professora aqui do UNASP), Regina Mota.

5 Anos Vocal Livre
Estou dizendo isso tudo para mostrar uma das melhores coisas de se estudar no UNASP-EC e para dizer que com uma agenda musical dessas não dá pra se curar da síndrome da Disney, né gente?
Tem gente que me olha torto quando estou andando pelo campus justamente por não conseguir parar de cantar nem por um minuto!
 Considero a música uma das coisas mais sublimes criadas por Deus e amo o fato de poder cantar e ouvir música.

Com a Laura Morena
Não que eu seja bom em cantar. Não sou ruim, dá pro gasto e minha voz soa bonita de vez em quando, mas as vezes até intimida cantar aqui onde tem tanta gente que simplesmente ARREBENTA cantando. O UNASP tem me deixado bem "criativo" também. Nunca escrevi tantas letras de música em curtos períodos de tempo e fiz até algumas poucas melodias que gostei (nunca gosto das minhas melodias, e tudo se dificulta ainda mais pelo fato de eu não tocar nada!).

Cantar pra mim é quase como respirar. É as vezes involuntário e essencial. Nem sempre canto por que estou feliz, as vezes canto justamente por que estou triste. Nunca importa o motivo... Cantar sempre me lembra que Deus é quem prove o fôlego que passa pelas minhas narinas, entra pelos meus pulmões e reverbera com minhas cordas vocais para que saia o som.
E isso eu nunca quero esquecer. Como diz a música que o Leonardo Gonçalves canta: "Dele vem a ideia, o movimento, a cor, a rima, o tom, o amor, o sonho e a quimera" e por isso "poemas e canções a Deus sejam escritos por todos os peritos a quem concedeu os dons".
Ele é digno de ser louvado simplesmente por que Ele é. A ELE devemos tudo o que entra nos nossos ouvidos, passa pela nossa mente e sai na nossa boca.

Cante! Louve! Ouça!

Até a próxima, seus lindos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mais antigo disco musical adventista conhecido é de música negra

A Representação do Negro na Revista Nosso Amiguinho - Parte 3 - Cazuza e Seus Amigos

A unidade em Cristo não elimina a diversidade de pensamento